19 de agosto de 2010

Semiárido sofre os efeitos da mudança climática.Parte do Nordeste corre risco de virar deserto.

O semiárido nordestino é região de chuva escassa. Mas as mudanças no clima têm causado um desequilíbrio. Os cientistas de 100 países sabem que o local sofrerá mais com o aquecimento global.


Os cientistas estão preocupados: o Sertão não vai virar mar, pode virar deserto. No ano passado, estive na Inglaterra, visitando o Inpe deles, e vi análises sobre cada região do Brasil. E o diagnóstico é definitivo: a região mais frágil do país é exatamente o semiárido nordestino. Como outras áreas do mundo com as mesmas características, corre o risco de virar deserto.

O Brasil tem se descuidado da caatinga, acha que não vale ser protegida. De 2003 a 2008, foram destruídos 16,5 mil km² só nessa região, isso equivale a 10 vezes a cidade de São Paulo. É muito forte o ritmo do desmatamento.

O que os cientistas dizem é que é preciso, para áreas como essas, fazer programas de adaptação, porque alguns pontos não poderão ser revertidos. Tem que proteger, fazer o possível para prevenir e adaptar as populações locais. Por isso, que se fala na criação de um fundo internacional que vai proteger essas regiões, as mais fragilizadas nesse cenário de mudança climática.

Um comentário:

  1. Não se preocupe, tem gente que a ONU esta errada.

    http://raivaescondida.wordpress.com/2009/12/12/%E2%80%9Cnao-existe-aquecimento-global%E2%80%9D-diz-representante-da-omm-na-america-do-sul/

    ResponderExcluir